domingo, 28 de setembro de 2008
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
domingo, 21 de setembro de 2008
Reforma da Sala de Plástica e Expressão Gráfica
A proposta era reformar a sala 134, reaproveitando os materiais que já havia nela. Uma experiência muito interessante! Principalmente pelo curto tempo que tivemos para entrega do trabalho. Foi uma prova de percepção, criatividade e agilidade. A nossa primeira experiência de apropriação de um espaço. O mais interessante em minha opinião foi a indução ao trabalho coletivo da turma, o que inicialmente representou um grande desafio, uma vez que conciliar as idéias de 40 alunos não é nada fácil. Mas acredito que o resultado tenha sido bastante satisfatório.
Visita ao MAP
O Museu de Artes da Pampulha, faz parte do complexo arquitetônico da Pampulha projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer no final da década de 40.
Inicialmente projetado para o funcionamento de um Cassino, o espaço não possui uma estrutura condizente a de um museu. A incidência de luz e a ausência de paredes convencionais são alguns dos fatores que impossibilita a exposição do acervo permanente de mais de 1500 obras que o museu possui.
Alguns elementos podem ser destacados na arquitetura do local.
- Utilização de materiais de luxo (ex:Aço, Alabastro, Mármore e Espelhos.)
- Construção de um mezanino que divide os espaços possibilitando um interação entre eles.
- Construção feita a partir a conjunção de retas e curvas.
- Integração dos ambientes: Interno x Interno, Interno x Externo.
- Ritmo na composição dos vidros e colunas.
- Toalete feminino
- Fato da edificação não possuir uma única fachada principal.
Exposiçao Seu Sami
“A exposição Seu Sami, de Hilal Sami Hilal, fica aberta de 8 de agosto a 14 de setembro nas galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima. Nela, Hilal presta uma homenagem ao pai, que perdeu aos 12 anos, e cuja ausência imprimiu muito precocemente em sua vida a noção de vazio.”
É uma exposição realmente emocionante, o jogo de luzes, os materiais utilizados, as obras ao mesmo tempo vazias e cheias de significados, nos causa sensações de tranqüilidade e vazio que se confundem.
SketchUp/ Sensações
Essa atividade consiste na representação de sensações sentidas no Museu das Telecomunicações Oi Futuro, utilizando o programa SketchUp. Optei por representar a sala “profetas do futuro”, por ter sido o espaço que mais me chamou a atenção no museu, justamente por ter me despertado um turbilhão de sensações.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Panorama Praça Tiradentes
A iluminação do local foi destacada através das sombras projetadas no chão.
A utilização está na passagem de pessoas, no canteiro central e no telefone público.
O fluxo está representado por bolinhas em 3 horários do dia (rosa-7:30, verde 12:00, azul 20:00)
"A Praça Tiradentes de Belo Horizonte fica no encontro das avenidas Afonso Pena e Brasil. Nela há uma estátua homenageando o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes."
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Bienal do Grafite
A Bienal do Grafite é um evento simplesmente fantástico, nos impressiona pela criatividade absurda dos autores das obras. Um pouco chocante de mais em suas críticas, mas acredito que esse seja um dos seus principais objetivos. É muito interessante ver a arte de um ponto de vista diferente, a arte vinda das ruas.
Apesar do excesso de informações transmitido pelas imagens achei o ambiente bem distribuído, os corredores de circulação eram amplos, o ambiente bem arejado e havia música ao vivo. Na entrada da exposição foi montado um painel de interação, onde os visitantes poderiam deixar seu registro, achei essa idéia muito pertinente com a proposta da mostra, que é justamente esse estreitamento entre a rua e a sociedade.