domingo, 28 de setembro de 2008
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
domingo, 21 de setembro de 2008
Reforma da Sala de Plástica e Expressão Gráfica
A proposta era reformar a sala 134, reaproveitando os materiais que já havia nela. Uma experiência muito interessante! Principalmente pelo curto tempo que tivemos para entrega do trabalho. Foi uma prova de percepção, criatividade e agilidade. A nossa primeira experiência de apropriação de um espaço. O mais interessante em minha opinião foi a indução ao trabalho coletivo da turma, o que inicialmente representou um grande desafio, uma vez que conciliar as idéias de 40 alunos não é nada fácil. Mas acredito que o resultado tenha sido bastante satisfatório.
Visita ao MAP
O Museu de Artes da Pampulha, faz parte do complexo arquitetônico da Pampulha projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer no final da década de 40.
Inicialmente projetado para o funcionamento de um Cassino, o espaço não possui uma estrutura condizente a de um museu. A incidência de luz e a ausência de paredes convencionais são alguns dos fatores que impossibilita a exposição do acervo permanente de mais de 1500 obras que o museu possui.
Alguns elementos podem ser destacados na arquitetura do local.
- Utilização de materiais de luxo (ex:Aço, Alabastro, Mármore e Espelhos.)
- Construção de um mezanino que divide os espaços possibilitando um interação entre eles.
- Construção feita a partir a conjunção de retas e curvas.
- Integração dos ambientes: Interno x Interno, Interno x Externo.
- Ritmo na composição dos vidros e colunas.
- Toalete feminino
- Fato da edificação não possuir uma única fachada principal.
Exposiçao Seu Sami
“A exposição Seu Sami, de Hilal Sami Hilal, fica aberta de 8 de agosto a 14 de setembro nas galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima. Nela, Hilal presta uma homenagem ao pai, que perdeu aos 12 anos, e cuja ausência imprimiu muito precocemente em sua vida a noção de vazio.”
É uma exposição realmente emocionante, o jogo de luzes, os materiais utilizados, as obras ao mesmo tempo vazias e cheias de significados, nos causa sensações de tranqüilidade e vazio que se confundem.
SketchUp/ Sensações
Essa atividade consiste na representação de sensações sentidas no Museu das Telecomunicações Oi Futuro, utilizando o programa SketchUp. Optei por representar a sala “profetas do futuro”, por ter sido o espaço que mais me chamou a atenção no museu, justamente por ter me despertado um turbilhão de sensações.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Panorama Praça Tiradentes
A iluminação do local foi destacada através das sombras projetadas no chão.
A utilização está na passagem de pessoas, no canteiro central e no telefone público.
O fluxo está representado por bolinhas em 3 horários do dia (rosa-7:30, verde 12:00, azul 20:00)
"A Praça Tiradentes de Belo Horizonte fica no encontro das avenidas Afonso Pena e Brasil. Nela há uma estátua homenageando o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes."
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Bienal do Grafite
A Bienal do Grafite é um evento simplesmente fantástico, nos impressiona pela criatividade absurda dos autores das obras. Um pouco chocante de mais em suas críticas, mas acredito que esse seja um dos seus principais objetivos. É muito interessante ver a arte de um ponto de vista diferente, a arte vinda das ruas.
Apesar do excesso de informações transmitido pelas imagens achei o ambiente bem distribuído, os corredores de circulação eram amplos, o ambiente bem arejado e havia música ao vivo. Na entrada da exposição foi montado um painel de interação, onde os visitantes poderiam deixar seu registro, achei essa idéia muito pertinente com a proposta da mostra, que é justamente esse estreitamento entre a rua e a sociedade.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
4 X 0 para o Fotoshop
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
10 X 0 para o fotoshop
sábado, 23 de agosto de 2008
"Fotografia, Photoshop, Arte ou Engano?" - comentário do texto
Tanto a fotografia quanto a manipulação de imagens no photoshop são formas de expresão artística visual. A mágica do photoshop está na oportunidade de concretização de idéias, imaginações e fantasias, possibilitando intervenções que muitas vezes só podem ser reais naquele meio virtual. No entanto ela não substitui ou se sobrepõe a arte da fotografia trabalhada manualmente. São formas artísticas diferentes que em minha opinião se completam.
Resultados da Perfomance
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
3xn Architecture
O site da companhia de arquitetura dinamarquesa 3xn, assim como seus trabalhos, é simplesmente fantástico.Eles utilizam de diversas formas de expressão gráfica para disponibilizar suas obras e todo seu processo criativo .De uma maneira bem interativa eles expõem seus trabalhos, passando suas idéias da maneira mais clara e objetiva possível.
O que mais me chamou a atenção foi o processo de montagem das maquetes e o aprimoramento destas em programas de computador. Achei muito interessante a estratégia uma vez que possibilita uma visão bem real e coerente com o projeto final.
vale a pena dar uma conferida: http://www.3xn.dk/
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Vik Muniz
Simplesmente fantástico!O trabalho do artista Vik Muniz nos surpreende por sua originalidade e genialidade. Ele atua como fotógrafo, desenhista, pintor e gravador, utilizando os mais diversos e inusitados materiais como açúcar, chocolate, feijão, poeira, cabelo e peças de quebra cabeça. Sua técnica consiste na criação de imagens com esses materiais (geralmente instáveis e perecíveis) e as fotografias dessas criações são o produto final de seu trabalho.
Escolhido o local! O que mesmo vamos fazer?
,
Depois do local escolhido, vem a dúvida... o que vamos fazer?Esse foi um momento de divergência, onde demos asas a imaginação e avaliamos várias idéias.
Em busca de uma idéia - Performance
domingo, 17 de agosto de 2008
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Performance Art (conceito)
Conceito:
"A Performance é uma modalidade de artes visuais que, assim como o happening, apresenta ligações com o teatro e, em algumas situações, com a música, poesia, o vídeo.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Assim, como geralmente possui um "roteiro" previamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente, em outros momentos ou locais.
Como muitas vezes a performance é realizada para uma platéia restrita ou mesmo ausente, seu conhecimento depende de registros através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Performance)
Trabalho de Informatica Aplicada - Tipografia
Eu escolhi a Igrejinha da Pampulha como inspiração para o meu trabalho, pois a considero uma boa arquitetura, suas formas são harmônicas e agradáveis aos meus olhos. Além de ser uma criação ousada e inovadora, fugindo da estrutura convencional de uma Igreja. Tentei expor na imagem minha visão sobre a fé e a religião. Nas entrelinhas que formam a Igreja está escrito o nome de todas as principais religiões do mundo atual, passando assim uma idéia de que não importa sua crença,o importante são suas atitudes.
Espero que gostem!
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Caminho de casa até a EA
Atividade realizada para aula de Plástica e Expressão Gráfica. Superposição de mapas (real e ilustrativo) da trajetória da minha residência até a Escola de Arquitetura.
Como podem perceber eu não moro, escondo! Por isso meu mapa real ficou numa escala enorme e meu mapa ilustrativo bem simplificado.Destaquei figurativamente o shopping Del Rey, a mobiliadora Líder e a Praça da Liberdade.
Olimpíadas 2008
A cerimônia de abertura das Olimpíadas 2008 em Beijing foi um verdadeiro espetáculo. De arrepiar! Diversas cores, luzes e formas foram utilizadas de maneira rítmica e sincronizadas, encantando os olhos dos espectadores.
Pôde-se notar a utilização de uma avançada tecnologia, principalmente no jogo de luzes, sons e movimentos.
Houve um aproveitamento interessante do espaço, hora distribuindo de maneira harmônica milhares de tambores e artistas por todo o estádio, hora focalizando as atenções em um único ponto.
A queima de fogos deu um show a parte, encantando toda a cidade.
Achei super interessante a maneira como o espetáculo extrapolou os limites do estádio, através de fogos e sons. Enxerguei nessa atitude uma forma inteligente e inovadora de envolver toda a cidade naquele cenário. Dando oportunidade a uma maior parcela da população de desfrutar da magia daquele momento.